Nosso Manifesto
Nasce na escola um país mais justo.
Somos a Bancada da Educação e este é um convite a sonharmos e trabalharmos juntos por um Brasil mais justo, desenvolvido e democrático. Esse sonho só é possível se a Educação for de fato uma prioridade de toda a sociedade, em especial da classe política.
A Bancada é um movimento cívico e suprapartidário para construir uma base qualificada e atuante no legislativo em favor da educação, principalmente do ensino público, que deve ser laico e gratuito.
Temos o objetivo de acompanhar, formar e eleger vereadores, deputados e senadores empenhados na educação de qualidade para todos.
Assim como há bancadas para defender os interesses do agronegócio e de grupos religiosos, entendemos que a educação merece e precisa desses representantes organizados, ativos e efetivos em todas as casas legislativas do país.
Isso porque a educação é um direito fundamental para o desenvolvimento de cada pessoa, para a formação de cidadãos críticos e atuantes, para a qualificação da força de trabalho nacional. É o caminho para a independência e o desenvolvimento de cada um de nós e do Brasil como um todo. É o pilar de um país mais justo, democrático e sustentável.
Do sonho à ação, o direito ao ensino de qualidade só será garantido quando a educação se tornar a prioridade política do país de fato, não apenas no discurso eleitoral.
Educação de qualidade se faz com estudantes aprendendo e se desenvolvendo como cidadãos.
Educação de qualidade se faz com professores valorizados, respeitados e bem formados.
Educação de qualidade tem a escola como espaço privilegiado e necessário de ensino e de aprendizagem, de convivência social e de formação humana.
Educação de qualidade se faz com evidências científicas e pedagógicas.
Educação de qualidade se faz com a dedicação de todos, voltada para todos os estudantes, em qualquer parte do país.
A Bancada da Educação nasce com base nesses valores. Como movimento cívico, estamos abertos a qualquer legislador, candidato ou mesmo governo disposto a assumir nossos princípios e a todos que quiserem contribuir nesse esforço conjunto de construir um Brasil melhor.
Para nós, a educação é um dos principais motores do desenvolvimento econômico, político e social do país;
Defendemos a educação pública, laica, gratuita e de qualidade como um direito de todos os cidadãos;
Acreditamos que a escola deve promover o respeito à diversidade e a tolerância entre as pessoas, independente de raça, cor, origem social, crença, gênero, orientação sexual e tendência política;
Nosso compromisso prioritário é com a escola pública, sem excluir debates que impactam o ensino como um todo;
Defendemos a gestão pública e a formulação de políticas educacionais baseadas em evidências, e segundo critérios técnicos e com ampla participação social;
Entendemos que a boa gestão do investimento público e a valorização dos professores são cruciais para uma educação de qualidade para todos;
Acreditamos no protagonismo de estudantes e educadores, em diálogo com gestores públicos e legisladores, para construir uma educação de qualidade.